Home

 

 

 

 

 

Jacob Bro, Returnings

O que ressalta em primeiro lugar da audição de Jacob Bro é sempre a quietude, o silêncio. Em Returnings Jacob Bro recupera a formação que lhe assistiu no disco de estreia para a ECM, Gefion, o baixo de Thomas Morgan e a bateria do veterano Jon Christensen, acrescentando-lhe o trompete de Palle Mikkelborg, puro veludo.

Não existem quaisquer laivos de exibicionismo no dedilhar de Jacob Bro, como se a guitarra fizesse parte mesma da paisagem, das paisagens, que Bro constrói; como se elas – as paisagens e a música - pré-existissem. Dir-se-iam que as notas em Jacob Bro não são tocadas, mas apenas pairam, suspensas, ou flutuando na atmosfera, incapaz de agredir, sem emoção, cálidas e quietas. A bateria de Christensen é determinante na desconstrução (esvaziamento) rítmica, na imposição do silêncio, como se ele, o silêncio, fosse a nota que interrompe o címbalo.

Temerariamente atmosférica, ambiental, fria (nórdica: a escolha de dois músicos escandinavos não deverá ser fortuita), a música de Jacob Bro é singular na serenidade que comunica.

 

Jakob Bro: g
Palle Mikkelborg: t, flis
Thomas Morgan: ctb
Jon Christensen: bat

Jacob Bro, Returnings, ECM 2018

 

 

 

Home